27 de dezembro de 2015


Natal 2015







Depois de visitar amigos, de receber amigos, depois de distribuir os presentes que durante o ano foram sendo feitos, depois de uma Ceia de Natal com a minha pequena família, mas sempre cheia de Espírito Natalício, eis que nos aproximamos a passos largos do final de mais um ano.
O Natal é sempre assim, uma celebração de grande azáfama mas que se evapora rapidamente, e as mensagens de Paz entre os Homens parecem logo esquecidas, pena. 
As Bolas de Natal foram um desafio, desde de que as vi no lindíssimo blog vechernie-posidelki.blogspot.com e também no blog able-hands.blogspot.com, fui ganhando coragem para as fazer e foi este ano, com a ajuda do tutorial que encontrei no site St. Louis Folk Victorian, que deitei mãos à obra. Trabalhosas, mas no final gostei do resultado, espero que vocês também, para o ano há mais.

1 de dezembro de 2015

Calendário de Advento / Advent Calendar

 A palavra "advento" deriva do latim e significa chegada, a sua origem é profana, provem dos cultos que eram feitos aos deuses e celebrava  também a chegada de alguém importante, por exemplo um imperador. Foi adoptado pelos cristãos para assinalar os dias que antecedem a chegada de Cristo à terra.

Entre as várias práticas dos Cristãos no advento, o calendário surge na Alemanha entre os Luteranos para entreter as crianças no período que antecede a véspera de Natal, que deve ser de de alegria. O primeiro calendário conhecido foi manufacturado em 1851 e as primeiras impressões surgem entre 1902 e 1908.

A segunda guerra mundial faz desaparecer  essa prática, tendo sido retomada após esta. Embora não seja tradição do nosso país, ela foi ganhando o seu lugar e o meu é mais um que veio alegrar a criança que ainda há dentro de nós.




27 de novembro de 2015

Pescada à Gomes de Sá



Batatinhas Primor
Ovos
Lombos de pescada
Cebola picada
Alhos picados
Folha de louro
Azeite
Salsa picada
Azeitonas
Sal e pimenta q.b.

Coza as batatas com a casca, juntamente com os ovos.
Numa frigideira, coloque a cebola e o alho a alourar no azeite e acrescente a folha de louro. Quando a cebola estiver transparente, junte os lombos de pescada inteiros e à medida que começarem a cozinhar vá desfazendo-os com um garfo, mas não muito. Assim que estiverem cozinhados, junte as batatas cortadas em quartos, envolva bem e tempere a gosto. Junte por cima os ovos cozidos cortados em rodelas e polvilhe com salsa picada.

nota: não indico quantidades, pois pode ser feita com as proporções que desejar; os lombos de pescada podem ir cozinhar ainda congelados.  

Luvas Quentes Para Tempo Frio / Warm Fingerless For Cold Weather



16 de novembro de 2015

Ainda Mais Abóbora! / Even More Pumpkin!


Originária da América do Norte e Central, os nativos consideravam-na de tal importância nutricional que chegavam a enterrar os seus mortos juntamente com abóboras como refeição para a última viagem.
Entre nós, após uma ideia antiga que se tratava de uma cultura secundária destinada originalmente à alimentação animal. Agora é utilizada sobretudo na confeção de doces e sopas.
- Grande fonte de ácidos gordos
- Anti-inflamatório
- Fonte de proteínas, minerais e vitaminas
- Antioxidante
- Regulador do sistema nervoso
- Regulador de DHT (um derivado da testosterona, implicado em doenças da próstata, queda de cabelo e acne) 


Bolo de Abóbora


4 ovos
70 g. de margarina
350 g. de açúcar
600 g. de abóbora
120 g. de farinha
120 g. de maizena
75 g. de côco ralado
1 c. de sobremesa de fermento em pó

Coza a abóbora, coe-a depois bem para perder a água de cozedura, pressione se necessário. Deverá ficar com cerca de 320 a 350g de abóbora.
De seguida bata as gemas com a manteiga amolecida, junte o resto dos ingredientes e por fim envolva as claras batidas em castelo.
Leve a cozer em forma com buraco previamente untada e polvilhada, a 180º cerca de 40 a 45 minutos.


Tarte de Frango com Abóbora


1 placa de massa folhada refrigerada
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 folha de louro
1 e 1/2 chávena de chá de frango desfiado
1/2 pacote de natas
1 chávena de chá de abóbora cozida
Queijo para polvilhar
Sal e pimenta q.b.

Forre uma forma de tarte com a massa folhada, deixando no fundo a folha de papel vegetal que a envolve. 
Faça um refogado com a cebola, o alho e a folha de louro, junta a abóbora e envolva no refogado. De seguida junte o frango desfiado e ligue com as natas, tempere com sal e pimenta. Deite este preparado sobre a massa, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180º até dourara e a massa estar cozida.

1 de novembro de 2015

Um "Belíssimo" Susto





As bruxas e as gatas andaram à solta esta última noite iluminada por abóboras nada assustadoras. 
Um berbequim foi uma ferramenta espetacular para conseguirmos esta abóbora. O miolo que saiu dela foi totalmente aproveitado para umas receitinhas que brevemente irei publicar. Quanto às orelhas da "gata", foram feitas de crochet assim como a bandolete.

22 de outubro de 2015

Tarte de Uvas Frescas / Fresh Grapes Pie



Para a massa:
2 chávenas de chá de manteiga
3 ovos
3 chav. de chá de farinha
1 chávenas de chá de leite
1 chávena  de chá de açúcar
1 c. de sopa de fermento em pó

Para o crumble de uvas:
3 chávenas de chá de uvas pretas
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de farinha
2 colher de sopa de manteiga bem fria

Pré-aqueça o forno a 180º.
Bater as gemas com o açúcar e a manteiga, acrescentar a farinha com o fermento. Depois de bater as claras em castelo envolva-as na massa.
Unte e forre com papel vegetal uma forma de tarte com fundo móvel e deite nela o preparado anterior.
Entretanto prepare o crumble:
Passe as uvas por metade da farinha.
Misture com as mãos  o açúcar, a manteiga e o resto da farinha, fazendo uma espécie de areia solta, coloque de seguida as uvas sob a massa do bolo com cuidado para que não se afundem e espalhe por cima das uvas a mistura areada.
Leve ao forno até estar cozida.



13 de outubro de 2015

Gelado Picolé com Oreos / Oreo Ice Cream Popsicles




Para fazer este gelado use copinhos de plástico de máquina de café e pauzinhos de gelado.

1 lata de leite condensado
1 pacote de natas para bater bem frias
1 embalagem de queijo Philadelphia
1 pacote de bolachas Oreo partidas em bocadinhos

Comece por bater as natas. Envolva o leite condensado com o queijo e junte de seguida as natas batidas, por fim junte os bocadinhos de bolachas envolvendo bem.
Deite o preparado nos copinhos, coloque o pauzinho e leve ao congelador.
Para desenformar pode aquecer um pouco o copinho nas mãos ou cortá-lo com uma tesoura verticalmente, bastam 2 cortes.

5 de outubro de 2015

Guarda Jóias / Jewellery Box




Esta mini cómoda foi-me dada pelos meus sogros há já alguns anos e tinha sido feita por um artesão amigo. Pena que não tenha uma foto do antes, mas achei que estava muita escura  e a precisar de uma refresh, e assim, do velho se fez novo, uma nova cor e uma decoupage deu-lhe logo outra cara. Eu gostei do resultado, um dia destes vou aventurar-me numa cómoda a sério. Poderá ver outras peças recicladas aqui e aqui.

1 de outubro de 2015

Saladinha num Frasco e Muffins de Pizza



 Embora já estejamos no Outono, o calor ainda aperta um bocadinho. Ainda se pode fazer uns piqueniques enquanto a luz do dia permite,  e porque não levar uma saladinha. A solução é meter os ingredientes a gosto num frasco, fechá-los bem e transportá-los em malas ou caixas térmicas, levar o molho à parte, colocar na altura de servir, e abanar o frasco "fechado" energicamente. 




Muffins de Pizza

300g de farinha
1 bola de mozzarella
1 c. de chá de fermento em pó
6 tomates secos em azeite
1 lata de atum
1 iogurte natural sem açúcar
1dl de azeite
1 ovo
1dl de leite
1 c. de chá de orégãos
sal e pimenta q.b.
azeite para untar as formas

Ligue o forno a 180º.
Escorra a bola de queijo mozzarella e corte em pequenos cubos. Corte de seguida o tomate também em cubos e escorra a lata de atum.
Numa tigela misture a farinha com o fermento, uma pitada de sal e pimenta. Junte o iogurte natural, o leite, o ovo e o azeite, misture tudo muito bem. 
Acrescente o atum escorrido e bem desfiado, o queijo mozzarella, o tomate e os orégãos. Envolva tudo muito bem.
Entretanto unte as formas com azeite e encha com a massa até 3/4.
Leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva morno ou frio.


Receita retirada da "Dica da Semana" de 3 de setembro

Ecopista do Minho | Valença-Caminha






Outras das nossas aventuras de Verão, a Ecopista do Minho entre Valença e Caminha. Embora só tenhamos feito uns míseros 6 Km dos 13 Km de distância que a pista tem, mas sempre cheios de motivos de interesse, o rio Minho sempre ali perto, as aldeias minhotas, e muito verde. A pista é sempre plana, o aproveitamento das antigas linhas férreas são, sem sombra de dúvida, uma solução fantástica.


28 de setembro de 2015

Pratinho Alfineteiro Magnético / Magnetic Pin Plate




Os alfinetes têm de estar sempre à mão quando são precisos, e esta ideia que encontrei na net é fácil e barata  de fazer. Basta um pratinho e uns ímanes colados no fundo com uma boa cola, dessa forma os alfinetes estão mais seguros, mas,  atenção à qualidade dos alfinetes adquiridos nas "lojas de chineses" pois são feitos num material que não há íman que os seguro.