29 de dezembro de 2019

Continuação de Boas Festas - Agora o Disto & Daquilo também no instagram







Desejo que todos continuem a ter umas Festas muito Felizes e não, não há 2 árvores de Natal cá em casa!
A Árvore de Natal com estrelas é de 2018, como na altura não tive oportunidade de publicar , aqui está ela.  Foi feita com estrelas de crochet vermelhas e douradas.
Este Natal optei por uma versão mais ecológica, também com elementos em crochet que embora pareçam elaborados,foram bem simples de fazer, só foi preciso alguma paciência para endurecer as estrelas, usei rodelas de  laranja desidratada que ficam muito bonitas como brinho das luzes da árvore,  por fim um cordão de pipocas que foram enfiadas em linha com ajuda de uma agulha bem fininha, se for grossa parte a pipoca. 
Este Natal os artigos para venda foram pequenos pinheirinhos de Natal, estrelas de origami em tecido, e estrelas de tricot vermelhas feitas o ano passado.

















Boas Festas

13 de outubro de 2019

Tosta Mista com Tomate no Forno



No liquidificador juntar:
1 chavena de queijo parmesan ralado
2 ovos
2 colher de sopa de manteiga derretida
1 chávena de leite
sal fimo q.b.

Bater tudo muito bem.

Passe 6 fatias de pão de forma sem côdea no preparado anterior, mas não deixe embeber muito e vá colocando as fatias lado a lado numa assadeira que possa ir ao forno. Por cima coloque uma fatia de fiambre, outra de queijo  e por último  fatias de tomate. volte a demolhar mais 6 fatias de pão de forma, cubra com queijo ralado e polvilhe com oregãos, leve ao forno 200º  cerca de 15 minutos até ficar douradinha.

Porta Moedas Frida Kahlo



Auto Retrato de Frida Kahlo 
imagem retirada da NET

18 de fevereiro de 2019

Tarte de Grão de Bico



1 base de massa quebrada
250g de açúcar
25g de farinha
125g de grão de bico cozido (usei de lata)
20g de margarina derretida e fria
2 ovos inteiros
2 gemas
raspa de meio limão
1/2 colher de café de canela em pó

Pré-aquecer o forno a 180º.
Forrar uma tarteira com a massa quebrada e picar o fundo com um garfo.
Triturar muito bem o grão de bico escorrido, num copo com a varinha mágica, passe para uma tigela. De seguida junte, o açúcar, a farinha, os ovos e as gemas , a raspa de limão e a canela, mexa tudo muito bem até obter uma massa homogénea.
Deite sob a tarteira e polvilhe com bastante açúcar em pó de forma a criar uma fina camada.
Leve ao forno por 30 minutos.


10 de fevereiro de 2019

Colete KATIA Borealis






Depois de ter visto este modelito da Alize, https://www.youtube.com/watch?v=vi6FLpI0jU8 foi com o fio  borealis da katia que consegui reproduzi-lo, começa-se por fazer uma grelha em croche de uma cor base, depois com o fio borelis, vai-se preenchendo toda a grelha de uma forma aleatória , brincando com as possibilidades que as nuances do fio dá para fazer, eu gostei do resultado e vocês? 

1 de janeiro de 2019

Ano Novo Começa com Filetes de Polvo e Arroz do Mesmo e uma Deliciosa Torta de Noz



Filetes de Polvo com Arroz do mesmo


 O polvo para mim só funciona se for congelado.
 É cozido na panela de pressão sem água e sem sal, o bicho larga água suficiente ao cozer e o sal da água também é suficiente, junto na cozedura a tradicional cebola com a casca, será que faz diferença? Talvez
A água que fica na panela depois da cozedura é aproveitada para fazer o arroz, que leva as partes mais finas dos tentáculos cortados em bocados. Faço um refogado normal, com cebola, alho e louro, quem quiser poder juntar bacon, vinho branco, etc, eu não ponho sal na cozedura do arroz, mas isso fica ao gosto de cada um.
Para os filetes, aproveito as partes mais grossas do polvo,  abro-as ao meio com a juda de uma faca mas sem as separar totalmente,  espalmo-as com cuidado, depois é só  passar por ovo e fritar em óleo bem quente.   




Torta de Noz

Pré-aqueça o forno a 170º
Unte e forre com papel vegetal  um tabuleiro 

Uma chávena de chá de miolo de noz moído
250g de açúcar
6 ovos
4 colh. de sopa de farinha
1 colh. de chá de fermento

Mistura-se  o miolo da noz  com a farinha  e o fermento.
Bata bem as gemas com o açúcar e misture  ao  preparado anterior e por fim envolva as claras em castelo firme.
Deite a massa no tabuleiro, leve ao forno a cozer por cerca de 10 minutos, como é uma massa bem leve e fofa, tem tendência a queimar facilmente.
Depois de fria desenforme, corte em 2 partes,  recheie, monte a torta e cubra com chantilly, decore com raspas de chocolate e metades de nozes.