25 de abril de 2014

Pastéis de Tentúgal Sem Segredos



Para o creme de ovos:

Por cada gema de ovo, uma colher de sopa de àgua e uma de açúcar, para 8 a 9 pastéis precisa de cerca de 8 gemas.
Começar por coar as gemas, para limpar a película da clara que muitas vezes vai junto, pode fazer esta operação diretamente para o tacho onde vai fazer o creme, junte de seguida o açúcar e a água, misturar bem e levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Deve usar massa filo (que normalmente se encontra nos supermercados na secção de massas frescas ou refrigeradas). Esta massa seca muito ao ar, por isso, só a deve usar mesmo na altura de fazer os pastéis.
Deve ter sempre um pouco de manteiga ou margarina derretida para pincelar as folhas.

Ligue previamente o forno a 170º.
Forre um tabuleiro com papel vegetal.
 
Comece por desenrolar a massa e cortá-la em quatro partes iguais, pegue numa folha e pincele ligeiramente com a manteiga derretida , coloque outra folha em cima  e volte a pincelar coloque a última  (cada pastel leva 3 folhas), sem pincelar, coloque um pouco de creme ao longo da massa, dobre a massa em 3 partes e pincele com um pouco de manteiga ao longo do pastel para colar a massa e dobre as pontas, usando também um pouco de manteiga para fixar. Ponha os pasteis no tabuleiro e leve ao forno cerca de 15 minutos, depende sempre do forno, o melhor é vigiar, quando estiverem lourinhos sem ser em demasia estão prontos.






Sem comentários: